COMO TRABALHAR COM ADOLESCENTES:

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Está é uma pergunta que vários educadores populares e sociais fazem cotidianamente. O certo é fazer a seguinte pergunta: “O que os jovens querem fazer?” ou ainda “Qual atividade interessa o jovem?”.
A adolescência é uma fase de várias transformações na vida do adolescente e que reflete na conduta e nas relações coletivas em que o jovem participa. Assim o melhor a se fazer é:
• OBSERVAR ATENTAMENTE AS NECESSIDADES DO JOVEM;
• TRATÁ-LO COMO UM SUJEITO E NÃO COMO UM OBJETO DE SUA AÇÃO;
• O EDUCADOR POPULAR OU SOCIAL (que é aquele que não necessita de formação superior para trabalhar com comunidades), É UM PESQUISADOR, ENTÃO TRATE O JOVEM COM RESPEITO SOCIAL, GÊNERO E ETNICO;
• O EDUCADOR DEVE SE LIVRAR DE SEUS PRÉ-CONCEITOS PARA QUE HAJA UMA APRENDIZAGEM MÚTUA;
• O EDUCADOR NÃO PODE SUBLIMINARMENTE LUDIBRIAR O ADOLESCENTE PARA QUE ELE REALIZE UM ATIVIDADE QUE O EDUCADOR QUER QUE ELE FAÇA, POIS OS RESULTADOS NÃO SERÃO ALCANÇADOS, O ADOLESCENTE SE DEDICA NO QUE É INTERESSANTE PARA ELE E NÃO PELO QUE É INTERESSANTE PARA O EDUCADOR.
Perderíamos elencar vários outros tópicos, porém, a partir de uma reflexão humanística que cada educador obtiver em suas bases e comunidades, o trabalho com os adolescentes que é considerado desafiador poderá ser ainda motivador.
Alineriane de Oliveira Siqueira /
(Educadora Popular e Universitária em Bacharelado em Serviço Social – UFTM)

0 comentários: