EDUCADOR POPULAR OU EDUCADOR SOCIAL?

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Muitos educadores que trabalham com comunidades periféricas acham essa nomenclatura com um teor sofisticado, usam – no como sendo um auto-graduação ou ainda uma auto-nomeação.
Mas infelizmente não realizam um trabalho que um Educador Popular/Social deve fazer, que é, possibilitar a emancipação humana. Não há diferenças entre Educador Popular e Educador Social, possuem o mesmo significado.
Há a diferença entre um profissional qualificado da educação (o professor) do Educador Popular. O professor para lecionar deve possuir uma formação/ graduação específica, já o Educador Popular não. A diferença é que o Educador Popular é um conhecedor da realidade e da conjuntura social onde desenvolve seu trabalho, o conhecimento da realidade é ou deveria ser bastante amplo. Além disso, o Educador Popular não transmite um conhecimento, o educador popular constrói junto com a comunidade ou população atendida tal conhecimento.
Assim ressalto com as próprias palavras de Paulo Freire que foi um grande conhecedor deste termo não apenas em teoria, mas principalmente na prática: “já não se pode afirmar que alguém liberta alguém, ou que alguém se liberta sozinho, mas os homens se libertam em comunhão” (Freire,1987, p.130).

Nesse sentido vale ressaltar que o Educador e os educandos se formam através da troca de saberes ao longo do processo educativo.




LEIA: http://www.anped.org.br/reunioes/29ra/trabalhos/posteres/GT06-2166--Int.pdf

0 comentários: